terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Como desbricar seu Playstation 3 usando um PSP e o programa PS3JIG



Como desbricar seu Playstation 3 usando um PSP e o programa PS3JIG

É possível usar o PSP slim modelo 3001, com o firmware 6.60 sem problemas que irá funcionar normalmente. O PSP pode servir como um dongle, ele irá fazer o seu Playstation 3 entrar em Modo de Serviço de Fábrica, caso você use o programa PS3JIG. Basta colar a pasta desse programa dentro da pasta PSP > GAME e na tela de seu PSP, que deve ser destravado, rodar o aplicativo. Não clique em mais nada, apenas aguarde quando a tela preta aparecer em seu PSP, que o programa já estará aguardando para colocar o PS3 em modo de serviço, quando o PS3 for ligado, já estando conectado ao PSP.

É necessário no entanto que seu aparelho PS3 TENHA um firmware instalado na memória flash, mesmo estando esse firmware corrompido esse tutorial deve funcionar, porque no meu caso eu instalei o Notheros, mas como o processo travou no final e tive de desligar o aparelho que estava "congelado", então ao religar o mesmo, o PS3 ligava e depois de alguns segundos desligava, não tinha imagem, nem som, nada, ou seja, briquei o aparelho, mas eu estava na certeza que havia um firmware instalado e apenas por isso que o tutorial funcionou. Formatei o HD e ao recolocar no PS3 continuou igual, ligava e desligava sozinho em alguns segundos, então apliquei os procedimentos abaixo e consegui desbricar o PS3.

Coloquei o arquivo Lv2diag.self na raiz de um pen drive SAN DISK original, (tentei antes usando um leitor de cartão micro sd mas não funcionou, deve ser usado um pen drive para funcionar) formatado em fat32 e junto com esse arquivo, coloquei mais o PS3UPDAT.PUP  dentro do pen drive. Usei o programa PS3JIG instalado em um PSP3001, com firmware 6.60. Insisti com o pen drive e também o PSP3001 (pen drive ficou na USB direita, perto do drive bluray, é "bluray" mesmo e não blueray, e o PSP ficou na outra entrada USB) ambos conectados nas duas entradas usb do PS3 ao mesmo tempo, após vários cliques no power depois eject rapidamente sem sucesso, porém demorando mais que o normal para o PS3 se desligar sozinho, retirei o pen drive e dei um power e depois eject e o programa PS3JIG, foi até o DONE na tela do psp rodando o PS3JIG, rapidamente, logo após o desligamento automático do PS3, inseri o pen drive na USB mais próxima do drive bluray e pressionei o botão power do PS3, e retirei o cabo usb desconectando o psp e a instalação iniciou automaticamente a partir do pen drive, o aparelho se desligou sozinho em cerca de 5 minutos, deixando o PS3 com o firmware do Rogero versão 3.55 com spoof 3.70.

O arquivo usado, nomeado Lv2diag.self, da pasta FILE1, tem exatamente 232.832 bytes, e o arquivo PS3UPDAT.PUP, tem 178.830.064 bytes.

O nome do arquivo firmware PS3UPDAT.PUP é Rogero CEX-3.55 CFW V3.7, é uma versão de custom firmware 3.55, com spoof 3.70. Usei um cabo USB pequeno de HD externo, para encaixar o PSP.
O aparelho ficou dando tela vermelha o tempo todo, mas o Recovery Menu já estava disponível, liguei e desliguei várias vezes para que não travasse nada, e apenas ficasse na "normal" tela vermelha.

Após finalizar o processo, usei o arquivo Lv2diag.self da pasta FILE2, com 206.256 bytes, para retirar o PS3 do modo de serviço, bastou colocar na raiz do pen drive formatado novamente em fat 32 e apenas esse único arquivo presente na raiz do pen drive, que ele fez o PS3 voltar ao modo normal de operação.

Acessei o Recovery Menu e instalei normalmente o oficial firmware 3.55 e depois por cima deste, instalei o custom Notheros e segui os demais tutoriais desse blog. O oficial firmware da Sony tem exatamente 178.890.320 bytes de tamanho total.

Está tudo funcionando normalmente agora, mas dependendo de seu brick, pode ser que esse tutorial não resolva, porque há casos onde o firmware é instalado pela metade, e então, falta energia elétrica, nesses casos, provavelmente não irá funcionar o tutorial que aqui é descrito.


Total de visualizações de página